terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Universo: A Humanidade em Desespero

Olhamos para os lados e vemos o que o ser humano criou: carros, casas - agora apartamentos, como prateleiras de humanos já que o espaço está escasso - poluição devido a criação dos carros, das casas e dos apartamentos. Enfim, se realmente refletirmos, colocarmos a mão metafísica na consciência, veremos que o ser humano está em desespero.

Desespero com o destino do mundo, que ele está inserido; com sua existência, que mal sabe como e porquê está inserido no mundo, e ainda não encontrou uma resposta que satisfaça suas indagações. Para iludir-se então o ser humano criou mais coisas, mas com o intuito de alienar-se de sua existência, pois já que não pode desvendá-la - e nem consegue conviver com essa impossibilidade - então que ela fique envolta em uma bruma, onde ele não a pode enxergar com freqüência. São os paliativos como moda, televisão, indústria cultural, que desnorteiam a existência, que cegam o sujeito de sua realidade, que maqueiam a realidade com flores, perfumes, palavras de amor, moralismos falidos.

Assim, o desespero toma conta do ser humano, como o mal do derradeiro século.

- Derradeiro? O mundo vai acabar? Em 2012?????? - seria a pergunta imediata que um ser humano faria após ler esta última frase. Se o mundo acabará amanhã, ou depois, ou em 2012, não posso saber, pois também faço parte do clube limitado da humanidade.

Entretanto, refletindo novamente creio que cada um de nós sabe que se há um fim na existência deste mundo, a causa é o próprio ser humano. Sujeito cognoscente, egoísta por natureza e sempre egoísta, que passa por cima de tudo e todos para satisfazer o seu eu, até passa por cima da natureza, dos animais. Acredito que todos nós sabemos que o fim chegará não como castigo dos deuses, ou de Deus, ou de qualquer coisa externa ao próprio sujeito - ser humano.

O fim chegará, pois nós mesmos buscamos por isso, com nossa essência destruidora.


Universo: A Humanidade em Desespero é o tema da exposição que será realizada do dia 1º ao dia 12 de março, na Biblioteca Municipal de Londrina, onde serão expostos dez imagens que dialogarão com essa temática descrita acima. A artista autora de tais imagens - se bem que nem sei se posso realmente utilizar esta alcunha de artista, mas como não sabia definir de outra forma, vai artista mesmo - é Camila Berehulka (que usa o pseudônimo de Brennah Enolah neste blog).

É com prazer que anuncio aqui este pequeno evento, e é com maior prazer ainda que digo aqui que este pequeno evento é aquilo que está colorindo minha vida - literalmente!

Para aqueles que visitam o blog e moram em Londrina, compareçam. Para aqueles que visitam o blog mas que não moram em Londrina, aguardem as imagens digitalizadas...

Abraços!

5 comentários:

nico disse...

olá..Eu aqui :)
Um sapo viu um boi no prado e pensou "hei-de ser como ele" então,pôs-se a chupar o ar e inchou..inchou..até que estoirou.
O sapo é uma metáfora da estupidez humana, da mania das grandezas e da ganância..Há muita gente e,até, nações inteiras que medem o bem-estar pelas dimensões dos edificios,pelos quilometros de autoestradas, pelo custo dos carros a atafulhar as ruas,etc..etc..
Infelizmente é esta a realidade actual que vamos tendo do mundo.

ps- fico a aguardar as imagens digitalizadas, pois não moro em londrina:)

abraço

Mercimery disse...

Faço parte do clube ilimitado da humanidade.Sim se é hoje, em 2012 oi 3000 que importa. ja que estragamos tanto materialmente salvemos nossas almas, que em busca do Criador encontrara uma maneira de participar do mundo sem nos apegarmos e atermos a ele, contribuindo sempre de maneira saudavel e amorosa. Eu amo Jesus, eu amo a raça humana,eu amo a criação.

Goticus Eternus disse...

Saudações linda milayd, encantado com tuas doces e culturais escritas, convido a ti para visitar e seguir o blog que administro, seria uma honra tê-la em meus aposentos. Aguardo tua visita. Bjo gótico em teu coração

.●.※゚・.•°∴ .•☆☥Nath Gótica☥☆.●.※゚・.•°∴ .• disse...

Parabéns pelo blog...este texto é bem reflexivo...realmente uma grande verdade!!
Estou te seguindo!!!
Beijão

Sabor y Cultura de Brasil por Andrea Gabriel disse...

Excelente blog!
Afinal temos ás vezes que parar e pensar no mundo a nossa volta e o retorno das nossas ações!
Continue o bom trabalho!
Parabéns!